CONTEXTOS E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs

  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Nilceia de Andrade Vieira Universidade Federal do Espírito santo - UFES

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3087

Mots-clés :

Avaliação, Educação Infantil, Formação docente

Résumé

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que aborda práticas de avaliação na Educação Infantil (EI) no estado do Espírito Santo (ES), Brasil. A partir de diferentes dimensões avaliativas vivenciadas em instituições de EI nos 78 municípios, realiza-se uma interlocução com a legislação brasileira e as produções acadêmicas desse campo. Com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, considera-se o movimento dialógico dos diversos enunciados na composição das práticas de avaliação na EI. A análise comparativa dos dados focaliza a avaliação das crianças, a avaliação institucional e a avaliação de desempenho profissional, apontando para a necessidade de momentos formativos que abordem a complementaridade entre essas modalidades avaliativas, e destacando que a avaliação das crianças, a partir das práticas pedagógicas, deve se basear num protagonismo compartilhado entre crianças e docentes no cotidiano das instituições de EI.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3087

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora vinculada ao Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo – DLCE/PPGE/CE/UFES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores – GRUFAE. Tutora do Grupo PET Conexões: Projeto Educação – PET EDU/UFES

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Universidade Federal do Espírito santo - UFES

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo – PPGE/CE/UFES. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores – GRUFAE. Pedagoga na Prefeitura Municipal de Vitória, ES. Professora da Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha, ES. 

Publiée

2014-12-22

Comment citer

CÔCO, V.; VIEIRA, M. N. de A. CONTEXTOS E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 3, p. 36–55, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i3.3087. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3087. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.