A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS, INSTRUMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Auteurs

  • Ana Paula Faria
  • Lais Helena Besseler

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3048

Mots-clés :

Avaliação, Educação Infantil, Prática Pedagógica

Résumé

O presente artigo apresenta fundamentos, instrumentos e práticas acerca da avaliação pedagógica no âmbito da Educação Infantil, bem como o relato de experiências avaliativas vivenciadas pelas autoras, em seus estágios supervisionados, durante a graduação em Pedagogia, em duas escolas da rede municipal de Campinas. A pesquisa tem como referência metodológica a abordagem qualitativa de pesquisa e teve como principais referências teóricas Hoffmann (2000), Bondioli (2004) e Micarello (2010). Estes estudos nos permitem considerar que o processo avaliativo realizado em sala de aula deve ser entendido como elemento essencial do planejamento docente, por revelar as principais necessidades e avanços dos alunos, nas suas relações com o ensino e a aprendizagem. Esperamos, com este estudo, reafirmar a importância da avaliação na primeira infância na busca pelo sucesso da educação escolar na sociedade contemporânea.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3048

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Paula Faria

Auxiliar de Educação Infantil na Escola Salesiana São José, pedagoga na Organização Não - Governamental Casa da Madrinha. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Puc-Campinas, no ano de 2013.

Lais Helena Besseler

Foi bolsista de Iniciação Científica, investigando a política do Programa Ler Escrever, do estado de São Paulo, pela linha de pesquisa Formação e Trabalho Docente, da Puc-Campinas, financiada pela Fapesp, no ano de 2012. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Puc-Campinas, no ano de 2013.

Publiée

2014-12-22

Comment citer

FARIA, A. P.; BESSELER, L. H. A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS, INSTRUMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 3, p. 155–169, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i3.3048. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3048. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice