AVALIAÇÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO INFANTIL E LINGUAGEM: ANÁLISE DAS AVALIÇOES PRODUZIDAS NAS ESCOLAS

Auteurs

  • Renata Weffort Almeida PUC/SP

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3040

Mots-clés :

Educação Infantil, avaliação escolar, Formação, Linguagem

Résumé

O presente texto trata sobre a avaliação escolar na Educação Infantil e tem como objetivo discutir como as crianças são avaliadas, quanto aos meios e critérios adotados, no que se refere à linguagem. A pesquisa foi realizada em duas escolas de Educação Infantil, uma pública da rede municipal de São Paulo e uma privada do mesmo município. Nas duas escolas foram analisados os instrumentos que envolvem o processo de avaliação, tais como, atividades diagnósticas dos alunos e relatórios/fichas de avaliação do aproveitamento escolar. A perspectiva teórica tem como referência os estudos dos pensadores da teoria crítica da sociedade, sobretudo os que tratam da formação, experiência e linguagem. Em linhas gerais, a conclusão da presente pesquisa é a de que, tendencialmente, a relação entre avaliação e Educação Infantil expressa uma perspectiva padronizada e pré-determinada do desenvolvimento das crianças, em detrimento da possibilidade de experiências que visem à reflexão e à formação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3040

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Biographie de l'auteur

Renata Weffort Almeida, PUC/SP

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Programa Educação: História , Política,Sociedade.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, educação infantil, crianças e organização escolar.

Publiée

2014-12-22

Comment citer

ALMEIDA, R. W. AVALIAÇÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO INFANTIL E LINGUAGEM: ANÁLISE DAS AVALIÇOES PRODUZIDAS NAS ESCOLAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 3, p. 191–206, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i3.3040. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3040. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

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