FALANDO DE TRANSIÇÕES: ENTRE A EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E A ESCOLA

Auteurs

  • Maria João Cardona Escola Superior de Educação de Santarém

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2772

Mots-clés :

transições, educação infantil, educação escolar

Résumé

Este artigo pretende refletir sobre o processo de transição entre a educação pré-escolar e a escola, analisando algumas questões e fundamentos teóricos a considerar quando se aborda esta problemática. Começando pela definição do conceito de transição, numa primeira parte é feito o ponto da situação de algumas das principais pesquisas desenvolvidas nos últimos anos sobre esta temática. Num segundo momento são apresentados dados de pesquisas realizadas em Portugal com a finalidade de ouvir o ponto de vista de educadoras, professoras e crianças. A necessidade de desenvolver trabalhos de pesquisa sobre a transição entre a pré-escola e a escola é fundamental para uma melhor compreensão das implicações que o processo de transição tem na vida das crianças e dos fatores que influenciam positiva ou negativamente a forma como esta decorre. Esta análise tem implicações importantes em nível das práticas de formação, do trabalho realizado com as famílias e das práticas educativas desenvolvidas na educação pré-escolar e escolar.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2772

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Biographie de l'auteur

Maria João Cardona, Escola Superior de Educação de Santarém

Maria João Cardona

Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém

CIEC/Universidade do Minho

mjoao.cardona@ese.ipsantarem.pt

Publiée

2014-11-28

Comment citer

CARDONA, M. J. FALANDO DE TRANSIÇÕES: ENTRE A EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E A ESCOLA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 311–322, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.2772. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2772. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

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