EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR OU PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA? FUNDAMENTOS E CONCEÇÕES SUBJACENTES

Autores

  • Maria João Cardona Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1102

Palavras-chave:

Educação pré-escolar, educação de infância, Pedagogia, ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como finalidade refletir fundamentos, conceções e algumas ambiguidades que por vezes estão associadas às expressões Educação Pré-Escolar e Educação de Infância. Sendo feita uma análise sobre as bases do desenvolvimento curricular na educação de infância (ou na educação pré-escolar) são questionadas algumas contradições que por vezes lhes estão associadas em consequência da sua evolução histórica e da sua especificidade em relação à escola obrigatória. Esta reflexão tem como referência estudos sobre a realidade portuguesa, a sua evolução histórica e as implicações desta evolução no presente (CARDONA, 2005; 2010).

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1102

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

CARDONA, M. J. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR OU PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA? FUNDAMENTOS E CONCEÇÕES SUBJACENTES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 20, n. 21, p. 141–159, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v20i21.1102. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1102. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO