UMA ANÁLISE SOBRE ESTUDOS QUE RELACIONAM A LITERATURA INFANTIL E A MORALIDADE NA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA PIAGETIANA

Auteurs

  • Adriana de Melo Ramos UNICAMP
  • Soraia Souza Campos UNIFRAN
  • Lisandra Cristina Gonçalves de Freitas UNIFRAN

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1895

Mots-clés :

Desenvolvimento moral, ética, Literatura Infantil, afetividade, educação moral

Résumé

O presente trabalho é um ensaio teórico, que teve como finalidade analisar as contribuições pedagógicas de pesquisas que relacionam a Literatura Infantil e os estudos sobre a moralidade na perspectiva construtivista piagetiana. O objetivo foi o de identificar e discutir quais as possíveis relações estabelecidas, nos trabalhos pesquisados, entre Literatura Infantil e desenvolvimento moral. Foram analisados quatro artigos científicos que abordam a temática, selecionados a partir dos títulos, linha teórica e palavras-chave. Utilizou-se a análise qualitativa dos dados. Em cada artigo selecionado, procedeu-se a discussão da abordagem teórica, a descrição dos procedimentos metodológicos e das propostas de intervenções pedagógicas (quando presentes). Esta pesquisa pretendeu contribuir para a discussão sobre a importância do uso de textos da Literatura Infantil para o desenvolvimento da moralidade e a constatação da escassez de trabalhos nesta linha de pesquisa.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1895

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Adriana de Melo Ramos, UNICAMP

Pedagoga; Doutoranda em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação-UNICAMP

Soraia Souza Campos, UNIFRAN

Pedagoga; Especialista em Relações Interpessoais na Escola – UNIFRAN

Lisandra Cristina Gonçalves de Freitas, UNIFRAN

Pedagoga; Especialista em Relações Interpessoais na Escola – UNIFRAN

Comment citer

RAMOS, A. de M.; CAMPOS, S. S.; FREITAS, L. C. G. de. UMA ANÁLISE SOBRE ESTUDOS QUE RELACIONAM A LITERATURA INFANTIL E A MORALIDADE NA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA PIAGETIANA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 23, n. 24, p. 142–161, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v23i24.1895. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1895. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê