UMA ANÁLISE SOBRE ESTUDOS QUE RELACIONAM A LITERATURA INFANTIL E A MORALIDADE NA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA PIAGETIANA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1895Palavras-chave:
Desenvolvimento moral, ética, Literatura Infantil, afetividade, educação moralResumo
O presente trabalho é um ensaio teórico, que teve como finalidade analisar as contribuições pedagógicas de pesquisas que relacionam a Literatura Infantil e os estudos sobre a moralidade na perspectiva construtivista piagetiana. O objetivo foi o de identificar e discutir quais as possíveis relações estabelecidas, nos trabalhos pesquisados, entre Literatura Infantil e desenvolvimento moral. Foram analisados quatro artigos científicos que abordam a temática, selecionados a partir dos títulos, linha teórica e palavras-chave. Utilizou-se a análise qualitativa dos dados. Em cada artigo selecionado, procedeu-se a discussão da abordagem teórica, a descrição dos procedimentos metodológicos e das propostas de intervenções pedagógicas (quando presentes). Esta pesquisa pretendeu contribuir para a discussão sobre a importância do uso de textos da Literatura Infantil para o desenvolvimento da moralidade e a constatação da escassez de trabalhos nesta linha de pesquisa.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.