A COMPLEXIDADE DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA PÚBLICA

Auteurs

  • Vanda Moreira Machado Lima Univ. Estadual Paulista/FCT/Presidente Prudente

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1767

Mots-clés :

escola pública, professor, docência nos anos iniciais

Résumé

A construção de uma escola pública dos anos iniciais democrática e de qualidade para todos é ainda um enorme desafio. Este artigo visa refletir a complexidade da docência nos anos iniciais sob a ótica dos professores que atuam nesse espaço educativo, enfatizando seu papel social, suas alegrias e seus desafios. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa envolveu estudo bibliográfico, análise documental, entrevista reflexiva e análise de conteúdo na tabulação dos dados, envolvendo vinte professores dos anos iniciais de dez escolas públicas de três municípios do interior do Estado de São Paulo. Concluímos que, o significado de ser professor é ressaltado pelo domínio das áreas do conhecimento do currículo nacional dos anos iniciais. Nos dados empíricos o papel do professor dos anos iniciais é a formação integral da criança, com a ênfase para ensinar a ler, a escrever e a contar. A maior alegria consiste na interação com a criança, no constatar seu desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem. Os desafios concentram-se prioritariamente sobre a ausência da família na escolaridade do filho, a diversidade dos alunos em virtude da democratização do ensino e, em menor intensidade, os cursos de formação de professores em nível superior, a desvalorização da escola pública e do professor, a estrutura do sistema educacional brasileiro. Constatamos que o professor dos anos iniciais da escola pública depara-se com uma realidade desafiadora para exercer sua prática pedagógica, porque os cursos de formação inicial e contínua são precários, fragilizados e descontextualizados para o formar como um intelectual crítico reflexivo que responda aos desafios evidenciados nessa pesquisa. Defendemos a necessidade de uma política pública de valorização do professor, que enfatize a qualidade da formação do professor, remuneração adequada, estímulo constante ao desenvolvimento profissional e melhorias das condições de trabalho, seja aos futuros professores, seja àqueles que já atuam nas escolas.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1767

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Comment citer

LIMA, V. M. M. A COMPLEXIDADE DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA PÚBLICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 22, n. 23, p. 148–166, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v22i23.1767. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1767. Acesso em: 24 août. 2024.

Numéro

Rubrique

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