Adaptação cultural e evidências de validade da escala imagination, creativity and innovation (ICI) para uso na língua portuguesa do Brasil – versão para professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v36i00.10881

Palavras-chave:

Adaptação Cultural, Criatividade, Imaginação, Professores

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo realizar a adaptação cultural e a validação da escala Imagination, Creativity and Innovation (ICI) para uso na língua portuguesa do Brasil. O processo de adaptação cultural seguiu a metodologia Cosmin, que abrange cinco etapas: 1) tradução do instrumento original para a língua portuguesa; 2) síntese das traduções; 3) retrotradução para a língua original; 4) formação de um comitê composto por tradutores, linguistas e especialistas na área para a produção da versão pré-final do instrumento; 5) aplicação da versão definitiva do inventário em uma amostra de 191 professores. A versão apresentou valores de confiabilidade satisfatórios, com Alpha de Cronbach de 0,886 e Ômega de McDonald de 0,882. Na AFC, os itens apresentaram cargas fatoriais aceitáveis. Portanto, a versão brasileira da ICI para professores constitui uma ferramenta relevante e confiável para analisar a criatividade, imaginação e inovação no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Alzira Luciana Ferraz de Souza, Instituição Adventista Central Brasileira de Educação e Assistência Social

Instituição Adventista Central Brasileira de Educação e Assistência Social (APLAC), Brasília – Distrito Federal (DF) – Brasil. Diretora de Educação.

Helena Brandão Viana, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – São Paulo (SP) – Brasil. Docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação.

Alceli Ribeiro Alves, Centro Universitário Internacional

Centro Universitário Internacional (UNINTER), Curitiba – Paraná (PR) - Brasil. Docente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação e Novas Tecnologias-PPGENT.

Dayse Neri de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – São Paulo (SP) – Brasil. Docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação.

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Publicado

17-03-2025

Como Citar

FERRAZ DE SOUZA, A. L.; BRANDÃO VIANA, H.; RIBEIRO ALVES, A.; NERI DE SOUZA, D. Adaptação cultural e evidências de validade da escala imagination, creativity and innovation (ICI) para uso na língua portuguesa do Brasil – versão para professores. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 36, n. 00, p. e025003, 2025. DOI: 10.32930/nuances.v36i00.10881. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10881. Acesso em: 2 abr. 2025.