RESPONSABILIDADES EDUCACIONAIS DOS MUNICÍPIOS E COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM ANDAMENTO

Autores

  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP
  • Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP
  • Vanda Moreira Machado Lima Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP
  • Camila Aparecida Ortiz Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP
  • Douglas Gonçalves De Paula Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP
  • Gabriela Reginato de Souza Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP
  • Mônica Almeida Cabrera Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.728

Palavras-chave:

escola pública, necessidades formativas, representações sociais, aluno, formação contínua

Resumo

Este artigo analisa o novo papel dos sistemas municipais de educação, enquanto relata uma pesquisa realizada junto a professores do município de Regente Feijó. Seu objetivo é captar as representações sociais a respeito de escola pública e de seu aluno. A pesquisa representa continuação e aprofundamento qualitativo de survey, realizado junto a 533 professores de 10 municípios das regionais da UNDIME de Presidente Prudente e Presidente Epitácio. O instrumento de pesquisa utilizado envolve questões abertas e fechadas, bem como a utilização do software EVOC e a análise de conteúdo para a categorização dos dados coletados. Constatou-se que os professores, não raro, enfrentam dificuldades para lidar com a clientela real da escola, o que suscita a urgência de um trabalho específico de formação nesse âmbito relacional. Em decorrência, busca-se, através desta pesquisa, levantar as Necessidades formativas dos professores, visando a construir, junto aos municípios, processos de formação contínua adequados à consolidação de suas redes na perspectiva de uma educação de qualidade. Procura-se, dessa forma, criar uma parceria, que efetive o compromisso social da universidade para fornecer aos municípios condições de cumprir produtivamente suas novas funções como sistema educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

LEITE, Y. U. F.; DI GIORGI, C. A. G.; LIMA, V. M. M.; ORTIZ, C. A.; DE PAULA, D. G.; SOUZA, G. R. de; CABRERA, M. A. RESPONSABILIDADES EDUCACIONAIS DOS MUNICÍPIOS E COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM ANDAMENTO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v17i18.728. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/728. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê