O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DOCENTE
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1099Mots-clés :
Estágio, socialização, professoresRésumé
Este artigo discute o estágio como espaço de investigação da socialização do exercício docente por meio da pesquisa sobre a socialização entre alunos estagiários do curso de Pedagogia de uma instituição pública de ensino superior do interior do estado de Mato Grosso do Sul e professoras da escola básica. Partiu-se da problemática do enfrentamento da formação dos alunos em um percurso anterior, durante o qual já adquiriram modos de pensar e apreciar o exercício docente como alunos em toda a vida familiar, escolar e social, em face do que vão vivenciar nas salas de aula durante o estágio. Apresenta o caminho teórico-metodológico percorrido, que consistiu em exercício analítico na construção do conceito de socialização, sob a perspectiva da sociologia da educação. Os dados foram coletados por meio de questionário para caracterização dos sujeitos, sessões de observação nos momentos de estágio de quatro acadêmicos e as respectivas professoras que os receberam em sua sala de aula, gravação das reuniões de orientação de estágio na Universidade, registro dos diários de estágio e realização de entrevista. A análise apontou o quanto os percursos de cada um marcam suas vidas, traduzindo modos de pensar e agir a partir dessas vivências, provocando diversidades na socialização, ainda que com certa regularidade, advindas dessas características sociais e pessoais. Dessa maneira, as ideias e informações sobre a docência transmitidas pelas professoras aos futuros professores provocaram diversas reações.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.