A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ/MS: LIMITES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Márcia Regina do Nascimento Sambugari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Márcia Ramires de Arruda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v19i20.984

Palavras-chave:

Formação continuada, professor, prática pedagógica

Resumo

Neste artigo são apresentados alguns dados referentes à pesquisa realizada sobre a formação continuada sob o ponto de vista de professores. Quais cursos são oferecidos aos professores da rede municipal de ensino de Corumbá? Qual a importância desses cursos na visão dos professores? Partindo dessas questões iniciais, o estudo teve como finalidade conhecer a visão de professores que atuam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental sobre a contribuição dos cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria Executiva de Educação (SEED) de Corumbá, MS, no período de 2008 a 2010. A metodologia da pesquisa pautou-se na revisão de estudos sobre a temática e no levantamento de documentos sobre os cursos de formação continuada oferecidos no período, para a identificação dos cursos e dos professores participantes. Com base nessas informações, foram selecionadas seis professoras que responderam ao questionário elaborado com questões fechadas e abertas. Os dados foram organizados sob forma de quadros e analisados com base na discussão dos autores que abordam a temática investigada. A análise dos dados apontou um empobrecimento dos cursos de formação continuada, principalmente por conta da racionalidade técnica, com um formato que ignora o perfil e as necessidades formativas e culturais das professoras, bem como a realidade de cada escola, ao propor encontros polarizados. Com a pesquisa, buscou-se contribuir para a discussão sobre formação continuada de professores centrada em ações contextualizadas, dinâmicas, críticas e coletivas.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.984

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, nível Mestrado do Curso de Pedagogia do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Márcia Ramires de Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda do Curso de Pedagogia do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Como Citar

SAMBUGARI, M. R. do N.; ARRUDA, M. R. de. A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ/MS: LIMITES E PERSPECTIVAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 19, n. 20, p. 116–133, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v19i20.984. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/984. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.