PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS: QUAL O IMPACTO DE UM ANO DE FORMAÇÃO?

Autores

  • Dulce Pinto Escola Secundária Anselmo de Andrade.
  • Pedro Rocha dos Reis Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v19i20.981

Palavras-chave:

Educação em ciência, ensino experimental, formação de professores, 1.º Ciclo do Ensino Básico

Resumo

O Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências pretendeu contribuir para a melhoria da educação científica de base experimental no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal (alunos entre 6 e 10 anos) através do desenvolvimento do conhecimento científico e didáctico dos professores. A investigação descrita neste artigo – de índole qualitativa e baseada em estudos de caso – estuda as potencialidades e limitações da estratégia de formação proposta por esse programa. Discute-se a situação particular de duas formandas que, tendo participado no 1.º ano do Programa, não puderam frequentar o 2.º ano de formação. Pretende-se, assim, estudar o impacto de apenas um ano de formação no conhecimento profissional e nas práticas de sala de aula dessas formandas. Verificam-se, em ambos os casos, impactos positivos ao nível do conhecimento científico das professoras e do reposicionamento das suas concepções sobre a importância do ensino experimental. Contudo, detectou-se um conhecimento didáctico limitado, especialmente no que respeita à avaliação das actividades experimentais e à sua implementação com grupos heterogéneos. Os dados obtidos revelam a pertinência do envolvimento das professoras num segundo ano de formação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.981

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS: QUAL O IMPACTO DE UM ANO DE FORMAÇÃO?. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 19, n. 20, p. 73–85, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v19i20.981. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/981. Acesso em: 14 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 814

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.