POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DA DISCUSSÃO DE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO DE PAPÉIS: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v19i20.982Palavras-chave:
Controvérsias sociocientíficas, actividades de representação de papéis, argumentação, conhecimento científicoResumo
A investigação descrita neste artigo – de índole essencialmente qualitativa e baseada num estudo de caso – pretendeu estudar as potencialidades da discussão de controvérsias sociocientíficas, através da representação de papéis, na apropriação de conhecimentos e no desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania crítica e participativa. Vinte e cinco alunos de uma turma de Biologia de 12.º ano participaram em duas actividades de representação de papéis centradas, respectivamente, nos temas Procriação Medicamente Assistida e Manipulação da Informação Genética Humana. Como metodologia de recolha de dados recorreu-se à observação das actividades, à aplicação de um inquérito aos participantes, à análise de conteúdo de documentos onde os alunos apresentaram a base da argumentação utilizada na fundamentação de cada um dos papéis representados e à realização de entrevistas semi-estruturadas a alguns dos alunos participantes. Os documentos elaborados pelos alunos, as respostas ao questionário, os registos de observação e as transcrições das entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo. Os resultados permitem afirmar que as actividades realizadas neste estudo contribuíram para o desenvolvimento de capacidades e para a apropriação de conhecimentos relevantes para a vida e indispensáveis à compreensão e discussão de controvérsias sociocientíficas e ao exercício de uma cidadania responsável.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.