POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DA DISCUSSÃO DE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO DE PAPÉIS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Teresa Hilário Escola Secundária Manuel Cargaleiro. E-mail:
  • Pedro Rocha dos Reis Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v19i20.982

Palavras-chave:

Controvérsias sociocientíficas, actividades de representação de papéis, argumentação, conhecimento científico

Resumo

A investigação descrita neste artigo – de índole essencialmente qualitativa e baseada num estudo de caso – pretendeu estudar as potencialidades da discussão de controvérsias sociocientíficas, através da representação de papéis, na apropriação de conhecimentos e no desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania crítica e participativa. Vinte e cinco alunos de uma turma de Biologia de 12.º ano participaram em duas actividades de representação de papéis centradas, respectivamente, nos temas Procriação Medicamente Assistida e Manipulação da Informação Genética Humana. Como metodologia de recolha de dados recorreu-se à observação das actividades, à aplicação de um inquérito aos participantes, à análise de conteúdo de documentos onde os alunos apresentaram a base da argumentação utilizada na fundamentação de cada um dos papéis representados e à realização de entrevistas semi-estruturadas a alguns dos alunos participantes. Os documentos elaborados pelos alunos, as respostas ao questionário, os registos de observação e as transcrições das entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo. Os resultados permitem afirmar que as actividades realizadas neste estudo contribuíram para o desenvolvimento de capacidades e para a apropriação de conhecimentos relevantes para a vida e indispensáveis à compreensão e discussão de controvérsias sociocientíficas e ao exercício de uma cidadania responsável.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.982

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

HILÁRIO, T.; REIS, P. R. dos. POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DA DISCUSSÃO DE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO DE PAPÉIS: UM ESTUDO DE CASO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 19, n. 20, p. 86–94, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v19i20.982. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/982. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê