A FUNÇÃO CURRICULAR DA ESCOLA E O PAPEL DOS PROFESSORES: POLÍTICAS, DISCURSO E PRÁTICAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Maria do Céu Roldão Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.767

Palavras-chave:

gestão do currículo, core curriculum, diferenciação curricular, práticas de ensino

Resumo

As políticas curriculares desde o último quartel do século XX têm vindo a acentuar a reorientação dos loci de decisão curricular em resultado da complexidade dos contextos e populações que a universalidade da escolarização trouxe para o interior da escola nas sociedades democráticas, acentuando as pressões quer no sentido da contextualização e diferenciação quer no reforço de um núcleo curricular comum corporizado nos chamados currículos nacionais. Nesta comunicação, procura-se examinar este processo a dois níveis: no plano macro-político, pela interpretação teórica dos diferentes formatos adoptados por países com histórias diferentes na articulação destes dois planos de decisão curricular – o Estado e a escola – e respectivas implicações para as práticas curriculares reais; no plano praxiológico, com base em revisões de investigação portuguesa sobre as práticas de ensino no interior desta mutação política, assinalam-se as contradições discurso/acção docente e políticas das escolas, bem como as questões associadas às culturas profissionais e organizacionais que podem explicar parte das contradições identificadas. Discutem-se ainda algumas implicações e questões resultantes da análise desenvolvida.

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Como Citar

ROLDÃO, M. do C. A FUNÇÃO CURRICULAR DA ESCOLA E O PAPEL DOS PROFESSORES: POLÍTICAS, DISCURSO E PRÁTICAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v17i18.767. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/767. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê