LUDICIDADE E CAPOEIRA NA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.5982Palavras-chave:
Ludicidade, Capoeira, Desenvolvimento Humano, Aprendizagem.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo propor estratégias ludo pedagógicas para o ensino da Capoeira visando contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Entendemos que o processo de desenvolvimento humano se dá a partir das relações sociais que são estabelecidas entre os sujeitos, e também através da atividade que é exercida no meio social. Uma das formas de atividade na infância é o jogo protagonizado para crianças em fase pré-escolar (3 a 6 anos de idade) e com regras, para crianças em fase escolar (7 a 10 anos de idade). Por meio deles, as crianças participam das relações sociais, se apropriam da realidade, interagem e atuam na sociedade, logo, estão se desenvolvendo. Ao longo da infância as crianças apresentam particularidades distintas, que devem ser respeitadas para que se possa alcançar uma aprendizagem mais efetiva e, consequentemente, um melhor desenvolvimento. Os jogos e a Capoeira podem ser conteúdos da Educação Física, portanto, pretendeu-se refletir sobre a contribuição que ambos podem oferecer para o desenvolvimento da criança. Foi feita uma observação participante durante aulas de Capoeira infantil e propusemos atividades de acordo com critérios construídos a partir dos conceitos da Psicologia Histórico-Cultural sobre o desenvolvimento e ludicidade, bem como por alguns dos fundamentos da Capoeira. Consideramos que os professores de Educação Física devem buscar tais conhecimentos para refletirem quanto à importância de criarem suas próprias atividades, pautadas pelas características das crianças e, dessa forma, intervir de maneira mais ativa e intencional na promoção do desenvolvimento dos seus alunos.Downloads
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