DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E ATIVIDADES LÚDICAS NA CONCEPÇÃO DE LEONTIEV: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Cintia Regina de Fátima
  • Flávia Gonçalves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2160

Palavras-chave:

Atividade lúdica, Psicologia histórico-cultural, Educação Física escolar

Resumo

Com o avanço do conhecimento sobre desenvolvimento humano, especialmente o infantil, a atividade lúdica passou a ser não apenas um meio de lazer e recreação, mas também uma forma de promover educação por possibilitar a apropriação do mundo, sendo um dos recursos pedagógicos usados na escola para a aprendizagem de vários conteúdos. Por tal função e importância, diferentes vertentes psicológicas se dedicam a compreender como tais atividades promovem desenvolvimento e aprendizagem, sendo um conhecimento necessário para a prática de profissionais da educação. Neste sentido, por compreender que a psicologia histórico-cultural tem uma concepção de indivíduo de forma integral e totalizante, o objetivo desse texto está em identificar quais as concepções de desenvolvimento, aprendizagem e atividades lúdicas para A. N. Leontiev (um dos autores da Psicologia Histórico-Cultural) e, ainda, tecer algumas considerações sobre as contribuições que a referida teoria pode oferecer para a Educação Física escolar. Para Leontiev, o desenvolvimento está relacionado com a capacidade do indivíduo se apropriar e agir no mundo de forma consciente, logo, é impulsionado pelo processo de aprendizagem. Na infância, a atividade que permite a criança ter o domínio sobre uma área mais ampla da realidade é a atividade lúdica. Estas perpassam por um processo de transição no qual a situação imaginária e o papel são explícitos com regras ocultas, caracterizando os jogos de enredo, que evoluem para regras explícitas, em que, a situação imaginária e o papel são latentes, configurando os jogos com regras. Pela atividade lúdica fazer parte das manifestações da cultura corporal, sendo uma das especificidades da Educação Física, pode-se afirmar que esta é importante recurso para o desenvolvimento infantil, pois permite à criança ter acesso e se apropriar da cultura historicamente acumulada, fornecendo condições para desenvolver os processos tipicamente humanos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2160

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DE FÁTIMA, C. R.; DA SILVA, F. G. DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E ATIVIDADES LÚDICAS NA CONCEPÇÃO DE LEONTIEV: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 1, p. 127–146, 2013. DOI: 10.14572/nuances.v24i1.2160. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2160. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)