PESQUISA ETNOGRÁFICA COM CRIANÇAS: CAMINHOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Autores

  • Nair Correia Salgado de Azevedo
  • Mauro Betti

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.3189

Palavras-chave:

Crianças, Etnografia, Observação Participante

Resumo

Esse artigo problematiza questões metodológicas nas pesquisas educacionais realizadas com crianças pequenas. Aborda a pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, destacando a observação participante como uma das estratégias mais adequadas para pesquisas realizadas em escolas que atendem crianças nos dois anos iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, alunos entre seis e sete anos de idade. Sugere-se que a pesquisa de caráter etnográfico e a observação participante podem diminuir as diferenças existentes entre observador (adulto) e observado (crianças), ao considerar a cultura de pares na infância, possibilitando que o pesquisador insira-se com mais propriedade a realidade cultural de um determinado grupo. Além disso, é preciso respeitar princípios éticos, considerar as especificidades das crianças dessa faixa etária e utilizar várias estratégias para a geração de dados empíricos, de modo a possibilitar-lhes participação mais ativa nas pesquisas educacionais que tem como objeto de estudo a infância. Conclui-se que, dessa forma, seria possível contribuir para que as crianças pequenas sejam reconhecidas como produtoras de conhecimento e sujeitos do processo investigativo.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.3189

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Como Citar

DE AZEVEDO, N. C. S.; BETTI, M. PESQUISA ETNOGRÁFICA COM CRIANÇAS: CAMINHOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 291–310, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.3189. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3189. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO