PSICANÁLISE, ÉTICA E INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Ana Beatriz Coutinho Lerner Instituto de Psicologia da USP
  • Rinaldo Voltolini Faculdade de Educação USP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3185

Palavras-chave:

psicanálise, inclusão escolar, ética, educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo central investigar as formas que o discurso sobre a Educação Inclusiva assume na contemporaneidade e alguns efeitos desse discurso para a subjetividade das crianças, pais e profissionais da escola. Para isso, realizamos inicialmente um levantamento bibliográfico acerca da inclusão escolar apresentando as origens desse movimento, os principais marcos legais que organizam o campo e as perspectivas teórico-críticas atuais. Em seguida, apresentamos elementos do discursivo sobre a inclusão analisados à luz da noção de ética apresentada por Lacan no Seminário, livro 7: A Ética da Psicanálise e algumas contribuições que esta noção psicanalítica pode aportar para a Educação Inclusiva.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3185

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Beatriz Coutinho Lerner, Instituto de Psicologia da USP
    Psicanalista. Doutora em Educação pela faculdade de Educação da USP. Psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP.

Downloads

Publicado

06-01-2016

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

PSICANÁLISE, ÉTICA E INCLUSÃO ESCOLAR. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 74–92, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i2.3185. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3185. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 342

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.