A. N. LEONTIEV E A CRÍTICA AO “APRENDER A APRENDER” PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2802Palavras-chave:
Teoria da atividade, Desenvolvimento infantil, Psicologia histórico-cultural, Pedagogia histórico-críticaResumo
Partindo de uma pesquisa bibliográfica e documental acerca da produção do conhecimento na área da Educação Física (EF), a pesquisa constata a presença hegemônica do construtivismo-interacionismo nos fundamentos epistemológicos e pedagógicos do ensino da EF nos diversos níveis de escolarização e, em especial, na educação infantil. Assim, realiza-se uma crítica a tais concepções de ensino confrontando-as com os fundamentos teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, sobretudo tomando-se como referência de análise as contribuições da teoria da atividade de A. N. Leontiev, delineando-se possibilidades de atividades de ensino com jogos e brincadeiras na área da Educação Física no trabalho pedagógico com crianças pequenas.
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