O ENSINO COLABORATIVO COMO FACILITADOR DA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Lilian David
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2714

Palavras-chave:

Educação infantil, Ensino colaborativo, Educação Inclusiva

Resumo

Este estudo apresenta aspectos da Educação Infantil na perspectiva da Educação Inclusiva, considerando o ensino colaborativo como uma estratégia relevante nesta modalidade. Assim, teve-se como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre o ensino colaborativo na educação infantil e verificar o conhecimento dos professores sobre esta estratégia pedagógica. A pesquisa foi realizada em Centros de Educação Infantil e escolas municipais de Educação Infantil, totalizando 4 unidades e 45 participantes. Os dados empíricos foram coletados por meio de um questionário fechado. Os resultados indicam o reconhecimento dos professores de Educação Infantil sobre a necessidade de apoio e suporte quanto ao ensino colaborativo, evidenciando a necessidade de uma formação continuada na atuação do professor de educação especial neste contexto.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2714

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Publicado

28-11-2014

Como Citar

DAVID, L.; CAPELLINI, V. L. M. F. O ENSINO COLABORATIVO COMO FACILITADOR DA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 189–209, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.2714. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2714. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

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