A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO CENÁRIO EDUCACIONAL ACADÊMICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5472Palavras-chave:
aprendizagem cooperativa, estado da arte, revisão de literaturaResumo
O presente estudo objetivou conhecer, sistematizar e discutir a produção brasileira relativa à Aprendizagem Cooperativa (AC). Buscando selecionar os trabalhos que faziam referência explícita ao tema no contexto do ensino presencial, fez-se uso das seguintes fontes bibliográficas: anais/atas de congressos, periódicos (revistas Qualis A1, A2, B1 e B2 nas áreas de Educação e Ensino), teses e dissertações. Por meio dos descritores “cooperativa” ou “cooperativo”, combinados com as expressões “aprendizagem”, “método” ou “trabalho” foram identificados 47 estudos, distribuídos entre 2002 e 2016, sendo a maioria de caráter empírico (85,1%). Identificou-se, além de uma tendência de crescimento das pesquisas sobre a temática, que a AC é adotada em diferentes modalidades educativas (educação formal e não formal) e níveis de ensino (predominantemente, no Ensino Superior e no Ensino Médio). Seu uso com a intenção de potencializar os processos de aprendizagem de conteúdos é o mais frequente e ocorre principalmente na área de Ciências Exatas e da Terra. Foi observado também que as regiões Sudeste e Nordeste do país concentram a maioria dos estudos realizados. Além de contribuir para a divulgação da AC, pretende-se que esse trabalho, a partir do panorama traçado, subsidie novas pesquisas que corroborem para a utilização dessa abordagem na prática educativa docente nos diferentes níveis de ensino, uma vez que se trata também de uma via de pensamento filosófico, ético e pedagógico.
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