O ENSINO COLABORATIVO COMO FACILITADOR DA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs

  • Lilian David
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2714

Mots-clés :

Educação infantil, Ensino colaborativo, Educação Inclusiva

Résumé

Este estudo apresenta aspectos da Educação Infantil na perspectiva da Educação Inclusiva, considerando o ensino colaborativo como uma estratégia relevante nesta modalidade. Assim, teve-se como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre o ensino colaborativo na educação infantil e verificar o conhecimento dos professores sobre esta estratégia pedagógica. A pesquisa foi realizada em Centros de Educação Infantil e escolas municipais de Educação Infantil, totalizando 4 unidades e 45 participantes. Os dados empíricos foram coletados por meio de um questionário fechado. Os resultados indicam o reconhecimento dos professores de Educação Infantil sobre a necessidade de apoio e suporte quanto ao ensino colaborativo, evidenciando a necessidade de uma formação continuada na atuação do professor de educação especial neste contexto.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2714

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2014-11-28

Comment citer

DAVID, L.; CAPELLINI, V. L. M. F. O ENSINO COLABORATIVO COMO FACILITADOR DA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 189–209, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.2714. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2714. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.