REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2167Palavras-chave:
práticas educativas, Educação Infantil, aprendizagem, criançasResumo
Tendo como pressuposto as abordagens integradas do desenvolvimento humano, identifica-se a necessidade de que o adulto, responsável pelas situações de aprendizagem, veja as crianças com mais atenção, no sentido de efetivamente entender suas condutas e considerá-las como seres afetivos, com necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais. Ao refletir sobre a intencionalidade da ação educativa praticada em situações planejadas de ensino-aprendizagem da Educação Infantil, uma pergunta interpõe-se entre as demais: como organizar procedimentos didáticos que possam, de fato, favorecer o processo de aprendizagem e promover o pleno desenvolvimento das crianças pequenas no que diz respeito aos seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social? Esta é a questão norteadora do presente artigo, que tem como principal objetivo oferecer elementos para subsidiar a reflexão acerca das práticas educativas no contexto da educação infantil, consideradas essenciais para o trabalho pedagógico intencional junto à criança pequena, buscando a construção de alternativas para ações respeitadoras da(s) criança(s) e da(s) infância(s).
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