“COM OLHOS DE CRIANÇA”: A METODOLOGIA DE PESQUISA COM CRIANÇAS PEQUENAS NO CENÁRIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.3188Palavras-chave:
Pesquisa com criança(s), Protagonismo infantil, Metodologia de pesquisa, Sociologia da InfânciaResumo
O movimento da Sociologia da Infância tem contribuído significativamente para a percepção das crianças como atores sociais, que estabelecem interações significativas com pessoas e instituições ao mesmo tempo em que desenvolvem estratégias de participação no mundo; pensá-las como atores é também considerá-las como informantes competentes em processos de investigação científica. No Brasil há um esforço para a produção de investimentos teóricos e desenvolvimento de estudos que contribuam para a construção de uma metodologia de pesquisa com crianças. Diante desta premissa, o presente artigo tem como proposta evidenciar as possibilidades da metodologia de pesquisa que elege a criança como protagonista; para tanto, resgatamos sumariamente algumas investigações realizadas no Brasil que adotaram a concepção de criança capaz de estabelecer relações, além de destacar as possibilidades do uso de instrumentos que visam amparar uma metodologia coerente e específica para a pesquisa com crianças.
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