Comunicado Editorial – Atualização do Modelo de Declaração de Ineditismo e Uso de Inteligência Artificial
Informamos que o modelo de Declaração de Ineditismo do Manuscrito foi atualizado, incorporando a obrigatoriedade de declaração sobre o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no processo de elaboração dos manuscritos submetidos à Revista NERA.
A partir de 7 de julho de 2025, todos os manuscritos submetidos deverão, obrigatoriamente, declarar o uso (ou a ausência de uso) de ferramentas de Inteligência Artificial.
Essa atualização não visa apenas manter as políticas editoriais da Revista NERA em consonância com os debates contemporâneos no campo editorial, mas também reforçar o compromisso com a ética na pesquisa e na publicação científica, contribuindo para a credibilidade da ciência.
Construir uma ciência aberta, politizada, orientada por propósitos e socialmente comprometida é uma tarefa coletiva — um compromisso que a Revista NERA assume como princípio editorial.
Saiba mais sobre Comunicado Editorial – Atualização do Modelo de Declaração de Ineditismo e Uso de Inteligência Artificial