Atualização de políticas editoriais e diretrizes para autores(as)
O Conselho Editorial da Revista NERA comunica a atualização das diretrizes para autores(as) e das políticas editoriais da Revista NERA.
ATENÇÃO: Todos os manuscritos submetidos a partir do dia 1º de setembro de 2024 devem respeitar a versão atualizada da política editorial e das diretrizes para autores(as), caso contrário, a submissão será arquivada.
Dentre as atualizações destacam-se:
i) Atualização do modelo de contribuição individual (somente para manuscritos com mais de um(a) autor(a)): o documento deve indicar a contribuição de cada um(a) dos(as) autores(as) de acordo com 14 tipologias de contribuição estabelecidas pela Taxonomia CRediT. A declaração deve estar obrigatoriamente assinada por todos(as) os(as) autores(as). O arquivo deve ser encaminhado no formato PDF como documento suplementar no momento da submissão. Não é permitida a inserção de novos(as) autores(as) após a submissão do manuscrito, muito menos após aprovação do mesmo. O modelo da declaração de contribuição individual está disponível aqui.
ii) Inserção do tópico "Conteúdo esperado e originalidade", indicando que manuscritos submetidos à Revista NERA devem ser inéditos e não podem ser submetidos a nenhum outro periódico enquanto estiverem em avaliação. É obrigatório o envio como documento suplementar da declaração de ineditismo do manuscrito, conforme modelo disponível nas diretrizes para autores(as) da Revista NERA. O documento deve estar obrigatoriamente assinado por todos(as) os(as) autores(as) e deve ser encaminhado no formato PDF como documento suplementar no momento da submissão. Reforçamos que a prática de submeter o mesmo manuscrito em mais de um periódico é compreendida como publicação duplicata e corresponde a uma má prática de publicação científica.
iii) Inserção da seção de "Políticas de retratação", sendo esta é um mecanismo público utilizado para registrar problemas em um manuscrito já publicado (retratação parcial) ou para anunciar seu cancelamento (retratação total). O principal objetivo da política de retratação é preservar a integridade da pesquisa científica e manter a confiança dos leitores na qualidade do periódico. A decisão de retratar um manuscrito é tomada com o compromisso de assegurar a ética e a credibilidade no âmbito acadêmico. A Revista NERA segue as orientações estabelecidas no âmbito das Diretrizes para Retratação do Comitê de Ética em Publicações (COPE) e do Guia para o registro e publicação de retratação da Coleção SciELO Brasil.
iv) Atualização das diretrizes para autores(as) e folha de estilo para submissão: a atualização compreende, sobretudo, a obrigatoriedade da inserção do Digital Object Identifier (DOI) para aquelas referências que o possuírem o mesmo. É possível verificar quais referências possuem DOI através do seguinte link: https://apps.crossref.org/SimpleTextQuery. Basta copiar e colar as referências no espaço adequado e clicar em ‘Submit’. Aguardar o resultado e copiar os respectivos DOIs. Todos os links devem estar ativos.
Indicamos a consulta e a leitura atenta das novas diretrizes para autores(as) e das políticas editoriais presentes na íntegra na página da Revista NERA.
Saiba mais sobre Atualização de políticas editoriais e diretrizes para autores(as)