PRINCÍPIOS ÉTICOS EM VIGOTSKI: PERSPECTIVAS PARA A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO

Autores

  • Achilles Delari Junior Professor aposentado

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2153

Palavras-chave:

Vigotski, ética, psicologia, educação, marxismo

Resumo

Este texto explora criticamente princípios éticos pertinentes à psicologia de Vigotski, nem sempre explicitados por outros estudiosos, procurando esboçar suas consequências para a prática social do psicólogo e do educador, de modo reflexivo e não normativo. Na primeira seção, explicita-se que o valor fundamental para a perspectiva histórico-cultural é a própria humanidade. Contudo, não se trata de um humanismo ingênuo, nem liberal, mas crítico de raiz marxista. No interior deste “humanismo crítico”, detalham-se os conceitos de “superação”, “colaboração” e “emancipação”, como busca de salto para o “reino da liberdade”. Na segunda seção, são abordadas contradições enfrentadas por trabalhadores da psicologia e da educação que tentem pautar suas práticas em tais valores morais. Alia-se a necessidade de ver a realidade de modo crítico com a de entendê-la em sua historicidade, portanto, no caráter dinâmico e conflitivo das lutas que constituem a sociedade e nossos papéis dentro dela. Na terceira seção, coloca-se o “método construtivo” [konstruktivnii metod] como um elo entre os princípios antes discutidos e a prática social do psicólogo e do educador, na constituição da sua personalidade e a de seus interlocutores. Finalmente, como desafio e pedido de réplica, problematizam-se as possibilidades de superação da hipocrisia da ética burguesa, com base no princípio da organização coletiva classista radical.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2153

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Achilles Delari Junior, Professor aposentado

Psicólogo pela UFPR, desde 1993, mestre em Educação pela Unicamp desde 2000. Concebeu, redigiu e efetivou projeto de extensão de dois anos com crianças sem terra (MST); atendeu, como psicoterapeuta, crianças vítimas de diferentes tipos de violência (Programa Sentinela); lecionou no ensino superior durante 10 anos. Aposentou-se por invalidez em 2009. É pesquisador convidado em grupos de pesquisa inscritos no direto do CNPq, na Unicamp e UFG. E pesquisador convidado em projeto de pesquisa do Departamento de Psicologia da UEM. Dedica-se ao estudo: da história da psicologia russa e soviética; da metodologia da psicologia; e dos sistemas afetivos.

Downloads

Como Citar

DELARI JUNIOR, A. PRINCÍPIOS ÉTICOS EM VIGOTSKI: PERSPECTIVAS PARA A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 1, p. 45–63, 2013. DOI: 10.14572/nuances.v24i1.2153. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2153. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê