O ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DIMENSÕES DA LINGUAGEM ESCRITA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ana Lúcia Guedes Pinto Faculdade de Educação da Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1097

Palavras-chave:

Formação de professores, práticas de escrita e formação, linguagem e formação

Resumo

Este trabalho aborda o tema do ensino na educação superior. Tem como escopo as produções escritas dos estudantes sobre suas experiências no campo de estágio nas escolas dos anos iniciais do ensino fundamental, no contexto da formação inicial de professores. Tomando como base teórica a perspectiva histórico-cultural e as ciências da linguagem, procuro problematizar, através dos textos escritos pelos alunos de graduação, os sentidos por eles atribuídos à docência. O estudo parte da condição concreta de minha inserção como professora do curso de Pedagogia em uma universidade do estado de São Paulo, levando em conta as disciplinas do eixo teórico-prático do currículo por mim lecionadas no período de 2000 a 2009. Entendendo que a materialidade linguística carrega marcas da intencionalidade argumentativa de seus autores, esta pesquisa busca dar visibilidade aos diversos movimentos de aproximação e de compreensão dos estudantes, tanto em relação aos sujeitos (alunos e professores) com quem compartilham suas experiências de estágio, quanto ao que têm elaborado sobre o que vem a ser tornar-se professor da escola básica.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1097

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Como Citar

PINTO, A. L. G. O ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DIMENSÕES DA LINGUAGEM ESCRITA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 20, n. 21, p. 63–79, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v20i21.1097. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1097. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê