PERCURSOS DE LETRAMENTO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PAPEL DA HISTÓRIA ORAL NO ESTUDO DA MEMÓRIA DE LEITURAS

Autores

  • Ana Lúcia Guedes Pinto

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v13i14.369

Resumo

Nesse artigo apresento resultados parciais de um projeto temático de pesquisa em andamento que tem, como um de seus focos, a reconstrução das memórias de leitura dos professores em formação.  Discuto as contribuições da perspectiva teórico-metodológica da História Oral neste estudo e destaco o modo como nossa equipe de investigação compreende a narrativa e como a analisa dentro da abordagem apresentada. Alguns trechos de depoimentos são problematizados com a finalidade de mostrar a importância de tomarmos a singularidade de cada dizer, evitando, com isso categoriza-lo ou enquadrá-lo em determinadas comunidades de leitores. Ao final, destaco nosso papel como pesquisadores na preservação dessa singularidade constitutiva de cada narrativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

04-07-2011

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

PERCURSOS DE LETRAMENTO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PAPEL DA HISTÓRIA ORAL NO ESTUDO DA MEMÓRIA DE LEITURAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 13, n. 14, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v13i14.369. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/369. Acesso em: 6 dez. 2025.