TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Lívia Maria Ninci Martins FE/UNICAMP
  • Heloísa Andreia de Matos Lins

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3481

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação de surdos, Inclusão/exclusão, Tecnologias

Resumo

O presente trabalho dedica-se a uma análise das potencialidades do uso das tecnologias na educação de surdos, tendo em vista os elementos necessários para a efetivação de um projeto de educação bilíngue Libras-Português, a escassa produção nessa área e os desafios cotidianos do chamado processo de inclusão. Para isso, apresentamos recortes de um estudo de caso que teve como objetivo dois projetos distintos e paralelos, embora relacionados: a descrição e análise do uso de tablets, suas implicações nas práticas pedagógicas na área de Português para surdos e ouvintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a discussão a respeito dos processos de criação e desenvolvimento de objetos de aprendizagem para alfabetização e letramento de surdos na perspectiva bilíngue. As observações e análises realizadas indicam o predomínio das potencialidades sobre as limitações do uso das tecnologias na educação, inclusive na busca por uma efetiva educação bilíngue para surdos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3481

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lívia Maria Ninci Martins, FE/UNICAMP
    Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da UNICAMP.
  • Heloísa Andreia de Matos Lins
    Profa. Dra. do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa ALLE - Alfabetização, Leitura e Escrita - na mesma instituição, onde coordena o Grupo de Estudos Surdos e Novas tecnologias, o GESTEC.

Downloads

Publicado

06-01-2016

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Como Citar

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 188–206, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i2.3481. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3481. Acesso em: 26 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 776

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.