TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3481Mots-clés :
Educação de Jovens e Adultos, Educação de surdos, Inclusão/exclusão, TecnologiasRésumé
O presente trabalho dedica-se a uma análise das potencialidades do uso das tecnologias na educação de surdos, tendo em vista os elementos necessários para a efetivação de um projeto de educação bilíngue Libras-Português, a escassa produção nessa área e os desafios cotidianos do chamado processo de inclusão. Para isso, apresentamos recortes de um estudo de caso que teve como objetivo dois projetos distintos e paralelos, embora relacionados: a descrição e análise do uso de tablets, suas implicações nas práticas pedagógicas na área de Português para surdos e ouvintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a discussão a respeito dos processos de criação e desenvolvimento de objetos de aprendizagem para alfabetização e letramento de surdos na perspectiva bilíngue. As observações e análises realizadas indicam o predomínio das potencialidades sobre as limitações do uso das tecnologias na educação, inclusive na busca por uma efetiva educação bilíngue para surdos.
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