Trajetórias escolares de jovens em situação de analfabetismo

Invisibilidade, evasão e persistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10393

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Analfabetismo, Juventude, Educação Escolar, Fracasso Escolar

Resumo

A alfabetização em todas as etapas da vida é um direito humano que promove melhorias nas condições de vida. Esta pesquisa procurou compreender as dificuldades enfrentadas por jovens em situação de analfabetismo em seus processos de escolarização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental realizada por meio de análise dos históricos escolares e entrevistas com jovens e professores de uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados indicam percursos fragmentados, marcados por reprovações, evasões e persistências. A EJA representa uma esperança de alfabetização, trabalho e inclusão social. Porém, a permanência é desafiadora devido às dificuldades de aprendizagem; vulnerabilidades sociais decorrentes de contextos violentos; saúde mental; abuso de drogas; gravidez precoce e sobrecarga na jornada de trabalho. Concluiu-se que é fundamental oferecer suportes psicossociais e espaços formais de alfabetização em todas as etapas escolares, com estratégias que favoreçam o acesso ao mercado de trabalho, a autonomia e cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Fonseca Russano, Universidade Estadual Paulista

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Cláudia Prioste, Universidade Estadual Paulista

Professora Associada no Departamento de Psicologia. Doutorado em Educação (USP).

Referências

ABRAMO, H. W. O uso das noções de adolescência e juventude no contexto brasileiro. In: FREITAS, M. V. (org.). Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005. p. 19-35.

ANDRADE, S. S. Juventudes e processo de escolarização: uma abordagem cultural. Orientadora: Profª. Drª. Dagmar E. Meyer. 2008. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 mar. 2024.

BRASIL. Lei n. 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. 2013. Brasília, DF: Presidência da República, 2013. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm. Acesso em: 16 mar. 2024.

BRASIL. Lei Federal n. 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências, Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 16 mar. 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2020: resumo técnico. Brasília, DF: Inep, 2021.

BRASIL. PISA 2023. Relatório Nacional. Brasília, DF: INEP/MEC, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa. Acesso em: 24 fev. 2024.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

FREIRE, D. G.; SABOIA, J. Determinantes para a condição nem-nem dos jovens brasileiros: uma análise desagregada de inativos e desocupados. Economia e Sociedade, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 811–844, ago. 2021. DOI: 10.1590/1982-3533.2021v30n3art02.

FREIRE, P. Educação como Prática de Liberdade. 47. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FRIEDRICH, M.; BENITE, A. M. C.; BENITE, C. R. M.; PEREIRA, V. S. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S. l.], v. 18, n. 67, p. 389–410, abr. 2010. DOI: 10.1590/S0104-40362010000200011.

GADOTTI, M. Educação de Adultos como Direito Humano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. 2009.

GALVÃO, A. M. O.; DI PIERRO, M. C. Preconceito Contra Analfabeto. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 2. ed. São Paulo: Atlas S.A., 1989.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estatística de gênero. 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0&cat=-1,1,2,-2,3,4,-3,128&ind=4693. Acesso em: 25 fev. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica. Rio de Janeiro, 2022. n. 48. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101972_informativo.pdf. Acesso em: 12 fev. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional para Amostra de Domicílios Contínua 2023. Rio de Janeiro, 2023a. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102002_informativo.pdf. Acesso em: 10 fev. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). IBGE Educa. Rio de Janeiro, 2023b. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens%252520/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html#:~:text=Em%202022%2C%205%2C6%20%25,pessoas)%2C%20na%20Regi%C3%A3o%20Sudeste. Acesso em: 12 fev. 2024.

KOERICH, B. R.; PIMENTA, M. M. Temporalidades juvenis e impactos do contexto pandêmico. Civitas - Revista de Ciências Sociais, [S. l.], v. 23, e–42249, 2023. DOI: 10.15448/1984-7289.2023.1.42249.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Definição de Juventude. 2013. Disponível em: https://www.un.org/esa/socdev/documents/youth/fact-sheets/youth-definition.pdf. Acesso em: 11 fev. 2024.

PRIOSTE, C. D. Fracasso escolar e dificuldades na alfabetização: relato de experiência de atendimento psicológico e novas intervenções. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 2430–2447, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n.esp4.9201.

PRIOSTE, C. D. Hipóteses docentes sobre o fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 46, p. e220336, 2020. DOI: 10.1590/S1678-4634202046220336.

ROSEMBERG, F. Relações Raciais e Rendimento Escolar. In: Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, 1987. n. 63. ISSN 0100-1574.

SÃO PAULO (estado). Resolução SE N. 4, de 15 de janeiro de 1998. Dispõe sobre normas a serem observadas na composição curricular e na organização Escolar. São Paulo: Secretaria da Educação, 1998. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p1083-1087_c.pdf. Acesso em: 11 fev. 2024.

SÃO PAULO (cidade). Instrução normativa n.1 de 1 de fevereiro de 2023. Estabelece procedimentos para o funcionamento do projeto EJA Modular e dá outras providências. São Paulo: Secretaria Municipal de Educação, 2023.

SEN, A. Reflections on Literacy. In: AKSORNKOOL, N. (ed.). Literacy as Freedom. Paris: Unesco, 2003. p. 20-30.

SOUSA, C. R. de O.; GOMES, K. R. O; SILVA K. C. de O.; MASCARENHAS, M. D. M.; RODRIGUES, M. T. P.; ANDRADE, J. X.; LEAL, M. A. B. F. Fatores preditores da evasão escolar entre adolescentes com experiência de gravidez. Cadernos Saúde Coletiva, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 160–169, abr. 2018. DOI: 10.1590/1414-462X201800020461.

SOUZA, M. L. DE. Da invenção do “analfabeto” ao analfabetizado: história, educação de jovens e adultos e população negra. Revista África e africanidades, [S. l.], ano XIV, n. 42, p. 1-15, mai. 2022. ISSN: 1983-2354.

ZIBETTI, M. L. T.; PANSINI, F.; SOUZA, F. L. F. DE. Reforço escolar: espaço de superação ou manutenção das dificuldades escolares?. Psicologia Escolar e Educacional, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 237–246, jul. 2012. DOI: 10.1590/S1413-85572012000200006.

Publicado

22-07-2024

Como Citar

RUSSANO, P. F.; PRIOSTE, C. Trajetórias escolares de jovens em situação de analfabetismo: Invisibilidade, evasão e persistência. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024005, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10393. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10393. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua