Trajetórias escolares de jovens em situação de analfabetismo

Invisibilidade, evasão e persistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10393

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Analfabetismo, Juventude, Educação Escolar, Fracasso Escolar

Resumo

A alfabetização em todas as etapas da vida é um direito humano que promove melhorias nas condições de vida. Esta pesquisa procurou compreender as dificuldades enfrentadas por jovens em situação de analfabetismo em seus processos de escolarização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental realizada por meio de análise dos históricos escolares e entrevistas com jovens e professores de uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados indicam percursos fragmentados, marcados por reprovações, evasões e persistências. A EJA representa uma esperança de alfabetização, trabalho e inclusão social. Porém, a permanência é desafiadora devido às dificuldades de aprendizagem; vulnerabilidades sociais decorrentes de contextos violentos; saúde mental; abuso de drogas; gravidez precoce e sobrecarga na jornada de trabalho. Concluiu-se que é fundamental oferecer suportes psicossociais e espaços formais de alfabetização em todas as etapas escolares, com estratégias que favoreçam o acesso ao mercado de trabalho, a autonomia e cidadania.

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Biografia do Autor

Paola Fonseca Russano, Universidade Estadual Paulista

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Cláudia Prioste, Universidade Estadual Paulista

Professora Associada no Departamento de Psicologia. Doutorado em Educação (USP).

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Publicado

22-07-2024

Como Citar

RUSSANO, P. F.; PRIOSTE, C. Trajetórias escolares de jovens em situação de analfabetismo: Invisibilidade, evasão e persistência. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024005, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10393. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10393. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua