Sistema de Avaliação Escolar
Um projeto coletivo como alternativa para o desenvolvimento profissional
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10112Palavras-chave:
Sistema de Avaliação, Avaliação de aprendizagem, Formação de professoresResumo
Esse texto tem o objetivo de apresentar o Sistema de Avaliação Escolar (SAEsc®), em uma perspectiva evolutiva, a partir dos anos de 2012 até o ano de 2022. O referido Sistema teve início em uma escola privada, estendido para onze escolas. O propósito inicial do SAEsc® foi a criação de estratégias operacionais de exequibilidade para a elaboração das avaliações dos processos de ensino e de aprendizagem, viabilizando ações de intervenção e recuperação. O percurso metodológico do presente texto assume caráter descritivo, considerando a flexibilidade que oferece ao transpor em palavras, experiências vivenciadas durante dez anos do trabalho exploratório realizado e os resultados obtidos, autorizando um recorte confiável na produção desse escrito. A relevância do SAEsc® tem se revelado no empenho das escolas que o recebem, manifesto na realização do trabalho coletivo, na disposição sistemática para o diálogo, e na busca consciente e contínua de melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.
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