Sistema de Avaliação Escolar

Um projeto coletivo como alternativa para o desenvolvimento profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10112

Palavras-chave:

Sistema de Avaliação, Avaliação de aprendizagem, Formação de professores

Resumo

Esse texto tem o objetivo de apresentar o Sistema de Avaliação Escolar (SAEsc®), em uma perspectiva evolutiva, a partir dos anos de 2012 até o ano de 2022. O referido Sistema teve início em uma escola privada, estendido para onze escolas. O propósito inicial do SAEsc® foi a criação de estratégias operacionais de exequibilidade para a elaboração das avaliações dos processos de ensino e de aprendizagem, viabilizando ações de intervenção e recuperação. O percurso metodológico do presente texto assume caráter descritivo, considerando a flexibilidade que oferece ao transpor em palavras, experiências vivenciadas durante dez anos do trabalho exploratório realizado e os resultados obtidos, autorizando um recorte confiável na produção desse escrito. A relevância do SAEsc® tem se revelado no empenho das escolas que o recebem, manifesto na realização do trabalho coletivo, na disposição sistemática para o diálogo, e na busca consciente e contínua de melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Katia Verginia Pansani, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestra em Educação PUC-Campinas (SP), Graduada em Direito PUC-Campinas (SP), Diretora do Sistema de Avaliação Escolar (SAEsc®), selos Progresso Bilíngue e Lourenço Castanho, unidades escolares do Grupo Educacional ATMO.

Mônica Piccione Gomes Rios, Pontifícia Universidade Católica Campinas

Doutora em Educação PUC-SP, Mestra em Educação PUC-SP, Especialização em Avaliação à Distância UnB, Graduada em Pedagogia Faculdades Senador Fláquer. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e da Graduação Licenciatura e Pedagogia da PUC-Campinas.

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Publicado

15-08-2024

Como Citar

PANSANI, K. V.; RIOS, M. P. G. Sistema de Avaliação Escolar: Um projeto coletivo como alternativa para o desenvolvimento profissional. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024007, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10112. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10112. Acesso em: 30 dez. 2024.

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