DIREITO DA CRIANÇA PEQUENININHA A CRECHE: DISPUTAS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs

  • Solange Estanislau Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Elina Elias Macedo

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.5269

Mots-clés :

bebês, creche, políticas públicas.

Résumé

RESUMO: pretendemos neste artigo explorar alguns aspectos que envolvem as disputas e os retrocessos políticos da educação infantil no Brasil nos últimos anos. Com a interlocução dos estudos das Ciências Sociais, Pós-coloniais e da Pedagogia da Infância, problematizaremos três impasses que configuram a situação da educação das crianças pequeninhas: o paradoxo entre o direito da criança e o da mulher trabalhadora, que retoma a discussão sobre a responsabilidade da família educar; a insistente dicotomia entre educar e cuidar que reverbera em políticas multisetoriais que podem muitas vezes indicar um retrocesso; a obrigatoriedade da matrícula aos quatro anos de idade (EC 059/2009) que direciona o investimento para a pré-escola e reproduz a já superada cisão da educação infantil. Por fim, traremos algumas inquietações sobre possibilidades descolonizadoras e emancipatórias do processo educativo que desconstrua relações adultocêntricas.  

 


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Solange Estanislau Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação; líder do GEPPECI/UFAL (Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis); membro do GEPEDISC-Culturas Infantis/Unicamp.

Elina Elias Macedo

Doutora em Educação pela Unicamp e membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em Diferenciação Sociocultural- Gepedisc-Culturas Infantis/Unicamp; elinamac@gmail.com

Téléchargements

Publiée

2018-04-13

Comment citer

SANTOS, S. E.; MACEDO, E. E. DIREITO DA CRIANÇA PEQUENININHA A CRECHE: DISPUTAS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.5269. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5269. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê