O PROFESSOR EM FORMAÇÃO CONTINUADA: DIDÁTICA DA LEITURA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5091

Mots-clés :

Formação de Professores. Leitura. Ensino e Aprendizagem.

Résumé

Pretendo provocar, neste texto, uma reflexão sobre a prática leitora dos professores e como pode interferir nas ações pedagógicas no ensino do ato de ler. Esta reflexão objetiva pensar como as ações de formação continuada permitem analisar o comportamento leitor dos professores e contribuir para a mudança de postura destes para o ensino da leitura. Mesmo vivendo num momento em que as ações de formação continuada, promovida pelos diferentes instituições e políticas públicas, apresentam a leitura como a busca da compreensão e de sentido do texto, percebemos um número significativo de professores que mantem o conceito leitura baseado na apropriação dos signos linguísticos. A questão é a de como um professor que não gosta de ler, não tem o hábito e não compreende o conceito de leitura para além do código, pode ensinar a leitura? Os dados para esta reflexão surgiram das inquietações que ocorreram durante minha prática em ações de formação continuada de professores. Por meio da observação do comportamento e da fala dos participantes das formações, percebi um discurso formal da compreensão de leitura como atribuição de sentido, porém as práticas relatadas, formal e informalmente, eram de um ensino centrado no código. As observações levou-me a perceber que ainda persiste uma didática da leitura baseada no senso comum pedagógico, clichês e ou paradigmas baseados em práticas sedimentadas pela sua própria história de apropriação da leitura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Silvana Paulina de Souza, Universidade Federal de Alagoas.

Professora com experi^rncia na Educação Básica eFormação de Professores

Téléchargements

Publiée

2017-08-11

Comment citer

DE SOUZA, S. P. O PROFESSOR EM FORMAÇÃO CONTINUADA: DIDÁTICA DA LEITURA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.5091. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5091. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.