OLHARES INVESTIGATIVOS SOBRE O BRINCAR NO RECREIO DAS CRIANÇAS: UMA AÇÃO EXPERIENCIAL NA INFÂNCIA

Auteurs

  • Marilete Calegari Cardoso Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Antonete Araújo Silva Xavier UNEB
  • Cristina Maria D'Ávila Teixeira UFBA/UNEB

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.4604

Mots-clés :

Brincar, Infância, Experiência, Recreio

Résumé

Este artigo traz uma reflexão sobre o brincar no recreio escolar como fonte de experiências às crianças. Sua problemática encontra-se relacionada à investigação, em fase exploratória, acerca do potencial dos brinquedos não estruturados para o brincar livre e da difusão da cultura lúdica no ambiente escolar do ensino fundamental de escolas da rede pública da Bahia, com inspiração e apoio do grupo de estudos do Professor Gilles Brougère da Universidade Paris XIII. Uma pesquisa com base nos princípios qualitativos de cunho etnográfico, sendo ancorada na epistemologia do jogo e o brincar sociocultural e da Sociologia da Infância, a partir da compreensão da criança como sujeito e produtor da cultura e não apenas como sujeito epistêmico, que sejam capaz de colocar-se frente às experiências vivenciadas em seu cotidiano. Concluímos o artigo a favor de difundir acerca da cultura lúdica das crianças por meio da exploração de materiais não estruturados, possibilitando que as mesmas  ampliem o acesso a cultura, a arte, a imaginação, a curiosidade, a inventividade, a autonomia, a autoria e o protagonismo compartilhado entre os atores que compõem o cenário da escola.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marilete Calegari Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação –UFBA. Mestre em Educação (UFBA), e Pedagoga (UNILASALLE). Professora Assistente da UESB do Departamento de Ciências Humanas Letras, e, coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Educação, Linguagem e Ludicidade– NEPELL, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/Jequié

Antonete Araújo Silva Xavier, UNEB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação -UFBA. Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Pedagoga (UNEB). Professora Assistente do Departamento de Educação, e Coordenadora da Brinquedoteca Paulo Freire (DEDC), Campus I, Universidade do Estado da Bahia

Cristina Maria D'Ávila Teixeira, UFBA/UNEB

È pedagoga, mestra e doutora em Educação. Possui pós-doutorado na área de formação de professores. É Pós-doutora na Université Sorbonne, Paris-Descartes, França (2015-2016).É professora de Didática da Faculdade de Educação da UFBA e da UNEB. É pesquisadora do grupo GREAS-CEAQ (Sorbonne, Paris-Descartes).Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Ludicidade (GEPEL/PPGE/FACED/UFBA)

Téléchargements

Publiée

2017-08-11

Comment citer

CARDOSO, M. C.; XAVIER, A. A. S.; D’ÁVILA TEIXEIRA, C. M. OLHARES INVESTIGATIVOS SOBRE O BRINCAR NO RECREIO DAS CRIANÇAS: UMA AÇÃO EXPERIENCIAL NA INFÂNCIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.4604. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4604. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO