OLHARES INVESTIGATIVOS SOBRE O BRINCAR NO RECREIO DAS CRIANÇAS: UMA AÇÃO EXPERIENCIAL NA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.4604Palavras-chave:
Brincar, Infância, Experiência, RecreioResumo
Este artigo traz uma reflexão sobre o brincar no recreio escolar como fonte de experiências às crianças. Sua problemática encontra-se relacionada à investigação, em fase exploratória, acerca do potencial dos brinquedos não estruturados para o brincar livre e da difusão da cultura lúdica no ambiente escolar do ensino fundamental de escolas da rede pública da Bahia, com inspiração e apoio do grupo de estudos do Professor Gilles Brougère da Universidade Paris XIII. Uma pesquisa com base nos princípios qualitativos de cunho etnográfico, sendo ancorada na epistemologia do jogo e o brincar sociocultural e da Sociologia da Infância, a partir da compreensão da criança como sujeito e produtor da cultura e não apenas como sujeito epistêmico, que sejam capaz de colocar-se frente às experiências vivenciadas em seu cotidiano. Concluímos o artigo a favor de difundir acerca da cultura lúdica das crianças por meio da exploração de materiais não estruturados, possibilitando que as mesmas ampliem o acesso a cultura, a arte, a imaginação, a curiosidade, a inventividade, a autonomia, a autoria e o protagonismo compartilhado entre os atores que compõem o cenário da escola.
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