TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO

Auteurs

  • Lívia Maria Ninci Martins FE/UNICAMP
  • Heloísa Andreia de Matos Lins

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3481

Mots-clés :

Educação de Jovens e Adultos, Educação de surdos, Inclusão/exclusão, Tecnologias

Résumé

O presente trabalho dedica-se a uma análise das potencialidades do uso das tecnologias na educação de surdos, tendo em vista os elementos necessários para a efetivação de um projeto de educação bilíngue Libras-Português, a escassa produção nessa área e os desafios cotidianos do chamado processo de inclusão. Para isso, apresentamos recortes de um estudo de caso que teve como objetivo dois projetos distintos e paralelos, embora relacionados: a descrição e análise do uso de tablets, suas implicações nas práticas pedagógicas na área de Português para surdos e ouvintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a discussão a respeito dos processos de criação e desenvolvimento de objetos de aprendizagem para alfabetização e letramento de surdos na perspectiva bilíngue. As observações e análises realizadas indicam o predomínio das potencialidades sobre as limitações do uso das tecnologias na educação, inclusive na busca por uma efetiva educação bilíngue para surdos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3481

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Lívia Maria Ninci Martins, FE/UNICAMP

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da UNICAMP.

Heloísa Andreia de Matos Lins

Profa. Dra. do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa ALLE - Alfabetização, Leitura e Escrita - na mesma instituição, onde coordena o Grupo de Estudos Surdos e Novas tecnologias, o GESTEC.

Publiée

2016-01-06

Comment citer

MARTINS, L. M. N.; LINS, H. A. de M. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 188–206, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i2.3481. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3481. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO