Explorando o potencial educacional do Instagram no desenvolvimento profissional

Estratégias e perspectivas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.10322

Mots-clés :

Instagram, Possibilidades Educativas, Conhecimento, Desenvolvimento Profissional, Cultura da Convergência

Résumé

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm desempenhado um papel fundamental na transformação das interações sociais, educacionais e profissionais. Com a proliferação de dispositivos móveis, internet e redes sociais, o modo como as pessoas se comunicam, aprendem e trabalham tem sido redefinido. Nesse contexto, este estudo concentra-se no potencial educacional do Instagram no desenvolvimento profissional. Embora inicialmente concebido como uma plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram emergiu como um ambiente rico para a troca de conhecimentos e construção de redes profissionais. Por isso, o objetivo deste estudo é analisar o potencial educacional do Instagram e apresentar estratégias práticas para sua utilização eficaz no desenvolvimento profissional. A metodologia adotada consistiu em uma abordagem fundamentada em dois pilares: fundamentação teórica, pautada principalmente em Jenkins (2008), e análise dos formatos e características oferecidos pela própria plataforma, interpretados à luz da cultura da convergência. Os resultados apontam o Instagram como um potencial aliado no processo de aprendizado e desenvolvimento profissional. Apesar das limitações referentes às possíveis mudanças na plataforma, este estudo visa contribuir para a literatura sobre o uso educacional das redes sociais, especificamente focado no Instagram.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Camila Silva Ferreira, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia.

José Luís Bizelli, Universidade Estadual Paulista

Livre Docente em Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências e Letras. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Références

BEMBEM, A. H. C.; COSTA, P. L. V. A. da. Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Lévy. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 18, n. 4, p. 139-151, 2013. DOI: 10.1590/S1413-99362013000400010.

BIZELLI, J. L. et al. Uso assertivo de narrativas transmídia e de Tecnologias da Informação e da Comunicação como ferramentas para fomento da aprendizagem. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 13, p. 223-235, 2021. DOI: 10.58422/repesq.2021.e1099.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. [S. l.]: Paz e Terra, 1999

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GERALDI, L. M. A.; BIZELLI, J. L. Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 18, 2017. DOI: DOI: 10.22633/rpge.v0i18.9379.

Jenkins, H. Cultura da Convergência. [S. l.]: Ed. Aleph, 2008.

LAGO, N. C.; TERRA, S. X.; TEM-CATEN, C. S.; RIBEIRO, J. L. D. Ensino remoto emergencial: investigação dos fatores de aprendizado na educação superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 2, p. 391-406, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.14439.

LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. [S. l.]: Sulina, 2004.

LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: na direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: Paulus, 2010.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. [S. l.]: Loyola, 2003.

LIPOVETSKY, G. Tempos hipermodernos. [S. l.]: Barcarolla, 2004.

MLABS. Redes sociais mais usadas. 2020. Disponível em: https://www.mlabs.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas. Acesso em: 10 jan. 2020.

SODRÉ, M. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Pretrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Téléchargements

Publiée

2020-12-01

Comment citer

FERREIRA, C. S.; BIZELLI, J. L. Explorando o potencial educacional do Instagram no desenvolvimento profissional: Estratégias e perspectivas . Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p. 471–485, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31i0.10322. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10322. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Publicação Contínua

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice