Explorando o potencial educacional do Instagram no desenvolvimento profissional

Estratégias e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.10322

Palavras-chave:

Instagram, Possibilidades Educativas, Conhecimento, Desenvolvimento Profissional, Cultura da Convergência

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm desempenhado um papel fundamental na transformação das interações sociais, educacionais e profissionais. Com a proliferação de dispositivos móveis, internet e redes sociais, o modo como as pessoas se comunicam, aprendem e trabalham tem sido redefinido. Nesse contexto, este estudo concentra-se no potencial educacional do Instagram no desenvolvimento profissional. Embora inicialmente concebido como uma plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram emergiu como um ambiente rico para a troca de conhecimentos e construção de redes profissionais. Por isso, o objetivo deste estudo é analisar o potencial educacional do Instagram e apresentar estratégias práticas para sua utilização eficaz no desenvolvimento profissional. A metodologia adotada consistiu em uma abordagem fundamentada em dois pilares: fundamentação teórica, pautada principalmente em Jenkins (2008), e análise dos formatos e características oferecidos pela própria plataforma, interpretados à luz da cultura da convergência. Os resultados apontam o Instagram como um potencial aliado no processo de aprendizado e desenvolvimento profissional. Apesar das limitações referentes às possíveis mudanças na plataforma, este estudo visa contribuir para a literatura sobre o uso educacional das redes sociais, especificamente focado no Instagram.

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Biografia do Autor

Camila Silva Ferreira, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia.

José Luís Bizelli, Universidade Estadual Paulista

Livre Docente em Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências e Letras. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

FERREIRA, C. S.; BIZELLI, J. L. Explorando o potencial educacional do Instagram no desenvolvimento profissional: Estratégias e perspectivas . Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p. 471–485, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31i0.10322. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10322. Acesso em: 27 abr. 2024.

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