FRACASSO ESCOLAR: REFELXÕES SOBRE SUAS REPERCUSSÕES NA VIDA DO ESTUDANTE

Auteurs

  • Renata Maria Coimbra Libório

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v5i5.101

Mots-clés :

Fracasso Escolar, Psicó1ogo Escolar, Profissionais da Educação, lntervenção, Preconceito.

Résumé

O fracasso escolar ainda é um fenômeno bastante presente na realidade brasileira que exclui grande parte de nossa população da escola, impedindo seu acesso aos conhecimentos construídos socialmente. Durante muito tempo, os profissionais da educação, em especial o psicó1ogo escolar, compreendiam as causas do fracasso escolar como sendo de responsabilidade da própria criança ou sua família, esses considerados privados culturalmente, o que impossibilitaria a aprendizagem das crianças. Discute-se, no presente artigo, a existência de mitos e preconceitos no cotidiano escolar, o qual dificulta ainda mais a permanência na escola das crianças vindas da classe menos favorecida economicamente. Ressalta-se o prejuízo que o fracasso escolar acarreta na auto-imagem dessas crianças como sendo uma de suas mais perversas repercussões.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2009-12-15

Comment citer

LIBÓRIO, R. M. C. FRACASSO ESCOLAR: REFELXÕES SOBRE SUAS REPERCUSSÕES NA VIDA DO ESTUDANTE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 5, n. 5, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v5i5.101. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/101. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê