O Professor e a transformação da realidade

Autores/as

  • Renê José Trentin Silveira

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v1i1.24

Palabras clave:

Professor, Política, Educação, Escola

Resumen

A sociedade em que vivemos é marcada pela presença de classes sociais antagônicas (luta de classes), cujo conflito se manifesta também no interior da instituição escolar. Desse modo, a escola não pode ser vista apenas como representante dos interesses da classe dominante, uma mera reprodutora da estrutura social. Ela não é o "feudo da classe dominante"; ao contrário, é "palco de contradições", campo de batalha onde se confrontam as forças da dominação e as forças da libertação. Por esse motivo, é possível (e, de certo modo, até necessária) ao professor, dentro da especificidade do trabalho que realiza, direcioná-lo no sentido da critica e da transformação da realidade em favor das classes oprimidas.

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Publicado

2009-12-11

Cómo citar

SILVEIRA, R. J. T. O Professor e a transformação da realidade. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 1, n. 1, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v1i1.24. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/24. Acesso em: 31 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê

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