Impacto das abordagens pedagógicas no resultado da socialização de crianças pré-escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9211

Palavras-chave:

Pais, Personalidade, Princípios, Competência social, Situação social de desenvolvimento

Resumo

O artigo atualiza o problema do estabelecimento de crianças pré-escolares como indivíduos socializados no contexto do estudo dos aspectos pedagógicos e psicológicos da socialização. O processo de socialização infantil efetiva é examinado com base na implementação de abordagens metodológicas (genéticas, histórico-culturais, axiológicas, de gênero) e princípios (do desenvolvimento, integridade e reciprocidade das relações sociais e interpessoais) proporcionando uma resolução multivariada do problema. O estudo aborda as condições para a introdução de uma criança à sociedade em sua interação com o mundo como um sujeito ativo da situação social de desenvolvimento em uma comunidade de eventos criança-adulto em que os adultos se tornam iniciadores e participantes em transformações inovadoras do mundo social infantil. Os resultados do estudo realizado na forma de uma experiência pedagógica de verificação abrangente pretendem estudar a natureza multifatorial do processo dinâmico de realizações “extracurriculares” (socialização) de crianças pré-escolares nas condições de organizações educacionais pré-escolares.

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Biografia do Autor

Natalia Valentinovna Butenko, South Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk

Associate professor.

Irina Gennadievna Galyant, South Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk

Associate professor.

Nadezhda Evgenievna Permyakova, South Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk

Associate professor.

Elena Nikolaevna Bekhtereva, South Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk

Associate professor.

Ludmila Nikolaevna Galkina, South Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk

Associate professor.

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Publicado

21-12-2021

Como Citar

BUTENKO, N. V.; GALYANT, I. G.; PERMYAKOVA, N. E.; BEKHTEREVA, E. N.; GALKINA, L. N. Impacto das abordagens pedagógicas no resultado da socialização de crianças pré-escolares. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 32, n. 00, p. e021023, 2021. DOI: 10.32930/nuances.v32i00.9211. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9211. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua