Impacto das abordagens pedagógicas no resultado da socialização de crianças pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9211Palavras-chave:
Pais, Personalidade, Princípios, Competência social, Situação social de desenvolvimentoResumo
O artigo atualiza o problema do estabelecimento de crianças pré-escolares como indivíduos socializados no contexto do estudo dos aspectos pedagógicos e psicológicos da socialização. O processo de socialização infantil efetiva é examinado com base na implementação de abordagens metodológicas (genéticas, histórico-culturais, axiológicas, de gênero) e princípios (do desenvolvimento, integridade e reciprocidade das relações sociais e interpessoais) proporcionando uma resolução multivariada do problema. O estudo aborda as condições para a introdução de uma criança à sociedade em sua interação com o mundo como um sujeito ativo da situação social de desenvolvimento em uma comunidade de eventos criança-adulto em que os adultos se tornam iniciadores e participantes em transformações inovadoras do mundo social infantil. Os resultados do estudo realizado na forma de uma experiência pedagógica de verificação abrangente pretendem estudar a natureza multifatorial do processo dinâmico de realizações “extracurriculares” (socialização) de crianças pré-escolares nas condições de organizações educacionais pré-escolares.Downloads
Referências
ASHYTOK, N. Axiological approach as a methodological basis of pedagogy and educational practice improvement. Lubelski Rocznik Pedagogiczny [Lublin Pedagogical Yearbook], Lublin, v. 37, n. 2, p. 11-19, 2018. https://doi.org/10.17951/lrp.2018.37.2.11-19
ASKAROVA, T. I. Provedenie roditelskogo sobraniia po metodike “video-self-teach” [Holding a parent meeting using the “video-self-teach” method]. Innovative development of vocational education: scientific and practical journal, v. 2, p. 72-81, 2017.
BUTENKO, N. V.; DILDINA, N. A. Mikrosocialʹnaja sreda kak uslovie formirovanija kulʹturnogo vzaimodejstvija detej 5–6 let [Microsocial environment as a condition for forming successful cultural interaction preschoolers with the same age]. Vestnik Južno-Uralʹskogo Gosudarstvennogo Gumanitarno-Pedagogičeskogo Universiteta [The Herald of South-Ural state Humanities-Pedagogical University], Chelyabinsk, n. 5, p. 34-49, 2019. https://doi.org/10.25588/CSPU.2019.69.88.003
BUTENKO, N. V.; NIKITINA, E. Y.; BOGACHEV, A. N. Psihologičeskij reguljativ pozitivnoj socializacii detej doškolʹnogo vozrasta [Psychological regulation of positive socialization of preschool children]. Vestnik Južno-Uralʹskogo Gosudarstvennogo Gumanitarno-Pedagogičeskogo Universiteta [The Herald of South-Ural state Humanities-Pedagogical University], Chelyabinsk, n. 2 (162), p. 224-244, 2021. https://doi.org/10.25588/CSPU.2021.162.2.012
EVTUSHENKO, I. N. Gendernyi podkhod k probleme vospitaniia detei raznogo pola [A gender approach to the problem of raising children of different sexes]. Chelyabinsk: Biblioteka A. Millera, 2019.
KHUDIAKOVA, N. L. Filosofija i razvitie obrazovanija: Učebnoe posobie [Philosophy and the development of education: Textbook]. Chelyabinsk: Izd-vo ČGPU, 2009.
KOLOMIICHENKO, L. V. (Ed.). Metodika vospitaniia i obucheniia v oblasti doshkolnogo obrazovaniia: Uchebnik i praktikum dlia vuzov [Methods of upbringing and education in pre-school education: A textbook and practical workbook for universities]. Moscow: Iurait Publishing House, 2021.
KOLOMIICHENKO, L. V. Sotsialnoe vospitanie detei v kulturologicheskoi paradigme obrazovaniia [Social upbringing of children in the culturological paradigm of education]. Perm: Perm State Pedagogical University Publishing House, 2008.
MOLCHANOV, S. G. Metodika otbora soderzhaniia sotsializatsii (OSS-DOU) i otsenivaniia sotsializirovannosti malchikov i (ili) devochek v doshkolnom obrazovatelnom uchrezhdenii [Methodology for selecting socialization content (OSS-DOU) and evaluating the socialization of boys and (or) girls in a preschool educational institution]. Chelyabinsk: Entsiklopediia, 2012.
MOLCHANOV, S. G.; SADYKOVA, T. N. Osnovanija dlja postroenija teorii professionalʹnopedagogičeskoj kompetentnosti [Bases for creating the theory of professional and pedagogical competence]. Socium i Vlast [Society and Power], Chelyabinsk, n. 1 (69), p. 113-126, 2018. https://doi.org/10.22394/1996-0522-2018-1-113-126
MORITA, N. Language, culture, gender and academic socialization. Language and Education, Singapore, v. 23, n. 5, p. 443-460, 2009. https://doi.org/10.1080/09500780902752081
MUKHINA, V. S. Vozrastnaia psikhologiia: Fenomenologiia razvitiia: ucheb. dlia vuzov [Age psychology: Phenomenology of development]. Moscow: Akademiia, 2009.
OBUKHOVA, L. F.; CHUKHONTSEVA, A. A. Kulʹturno-istoričeskij i kognitivnyj podhody k ponimaniju istokov razvitija pisʹmennoj reči [Cultural-historical and cognitive approaches to understanding the origins of development of written speech]. Jelektronnyj Resurs «Psihologicheskaja Nauka i Obrazovanie psyedu.ru» [E-journal “Psychological Science and Education psyedu.ru”], Moscow, v. 5, n. 5, p. 67-80, 2013.
REAN, A .A. (Ed.). Psikhologiia cheloveka ot rozhdeniia do smerti [Human psychology from birth to death]. Saint Petersburg: Praim-EVROZNAK, 2002.
TKACHENKO, I. V. Professionalnyi standart pedagoga: Stupeni pedagogicheskoi i informatsionno-kommunikatsionnoi podgotovki [Professional standard of teachers: The stages of pedagogical and information and communication training]. Armavir: Armavir State Pedagogical University Publishing House, 2014.
TSVETKOVA, T. V. (Ed.). Federalnyi gosudarstvennyi obrazovatelnyi standart doshkolnogo obrazovaniia [Federal State Educational Standard for Preschool Education]. Moscow: Sfera, 2020.
TUSHEVA, V.; GUBA, A.; KALINA, K.; TEMCHENKO, O. Culturological approach as a conceptual basis for renewing modern higher pedagogical education. Journal for Educators, Teachers and Trainers, Granada, v. 12, n. 1, p. 1-7, 2021. https://doi.org/10.47750/jett.2021.12.01.001
RUSSIA. Ukaz Prezidenta Rossiiskoi Federatsii ot 27 maia 2017 g. # 240 “Ob obiavlenii v Rossiiskoi Federatsii Desiatiletiia Detstva” [Decree of the President of the Russian Federation of May 27, 2017. N. 240 “On Declaring a Decade of Childhood in the Russian Federation”]. Desiatiletie detstva. Sovershenstvovanie gosudarstvennoi politiki v sfere zashchity detstva: Mater. Parlamentskikh slushanii. Moscow: State Duma Publishing House, 2018.
VYGOTSKY, L. S. Psikhologiia razvitiia cheloveka [The Psychology of Human Development]. Moscow: Smysl; Eksmo, 2005.
WANG, Y. Gender perspective on education process quality: meaning and construction. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION, CULTURE AND SOCIAL DEVELOPMENT, 3. 2019. Dordrecht; Paris; Zhengzhou: Atlantis Press, 2019. p. 358-370. https://doi.org/10.2991/icecsd-19.2019.46
ZAKHAROVA, L. M. Sotsiokulturnoe razvitie detei doshkolnogo vozrasta v sovremennom mire: analitiko-modeliruiushchii aspekt. [Sociocultural development of preschool children in the modern world: analytical-modeling aspect]. Ulyanovsk: Publishing House of the Ulyanovsk State Pedagogical University named after I. N. Ulyanov, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.