A trajetória da política pública de transporte escolar rural no modo aquaviário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8335

Palavras-chave:

Educação, Educação do Campo, Políticas Públicas, Transporte Escolar

Resumo

Para milhões de alunos brasileiros, o transporte escolar não é uma opção, mas o único meio para ter acesso à escola. Na realidade do contexto rural, o transporte escolar se configura como um dos serviços mais importantes e fundamentais para o acesso à educação e à inclusão social. Diante dessa problemática, percebeu-se a necessidade de se discutir e democratizar informações que permitam a compreensão dos investimentos federais no transporte escolar rural. Assim, no presente trabalho, objetiva-se descrever o trajeto da política pública de transporte escolar no modo aquaviário no estado do Amazonas. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caráter exploratório, fundamentado em revisão bibliográfica e análise documental, envolvendo constituições, resoluções, decretos e leis pertinentes ao tema. O texto estrutura-se em dois tópicos interligados: no primeiro, apresenta-se as peculiaridades do transporte escolar aquaviário no Amazonas, com ênfase nos desafios para a efetivação da educação em comunidades tradicionais no contexto rural; na sequência, descreve-se o trajeto da política pública de transporte escolar no estado, destacando as dificuldades para o seu cumprimento no modo aquaviário. Os resultados deste estudo apontam um hiato entre o que prevê a Constituição Federal e o acesso à educação na realidade do contexto rural do Amazonas. Com relação ao trajeto da política pública de transporte escolar aquaviário, entende-se que há necessidade de elaboração de políticas públicas descentralizadas, na perspectiva de uma construção direcionada às particularidades regionais, com reconhecimento dos potenciais dos estados e municípios, para oportunizar o desenvolvimento econômico firmado em bases sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Anselmo Filho, UFAM/AM

Mestrando do Programa de Ensino em Ciências e Humanidades/Universidade Federal do Amazonas; Graduação em Serviço Social/Universidade Federal do Amazonas; Graduação em Administração/Universidade Pitágoras Unopar.

Eulina Maria Leite Nogueira, UFAM/AM

Docente do Departamento de Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/UFAM; Doutorado em Educação/ PUC-SP; Mestrado em Educação/Universidade Federal do Amazonas.

Marinez dos Santos de Paula, UFAM/AM

estranda do Programa de Ensino em Ciências e Humanidades/Universidade Federal do Amazonas; Graduação em Pedagogia/Universidade Federal do Amazonas.

Referências

AÇÃO EDUCATIVA, UNICEF, PNUD. INEP/MEC (Coord.). Indicadores de qualidade na educação. São Paulo: Ação Educativa, 2004.

ARAÚJO, C. E. F. Análise de eficiência nos custos operacionais de rotas do transporte escolar rural. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Transportes) - Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil03/constituicao/constituicao88.ht>. Acesso em 28/05/2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao88.ht>. Acesso em: 15 ago. 2019.

BRASIL. Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE. Instituído pela lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/transporte-escolar/transporte-escolar-apresentacao>. Acesso em: 15 ago. 2019.

FRAXE, T. de J. P; PEREIRA, H. dos S; WITKOSKI, A. C. Comunidades ribeirinhas amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais. Manaus: EDUA, 2007.

FUNDAÇÃO AMAZONAS SUSTENTÁVEL. Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) Recortes e cenários educacionais em localidades rurais ribeirinhas do Amazonas. / Fundação Amazonas Sustentável; Fundo das Nações Unidas para Infância. – Manaus: Fundação Amazonas Sustentável, 2017.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE Indígena, 2010. Disponível em: <https://indigenas.ibge.gov.br>. Acesso em: 15 ago. 2019.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas. 2006.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

AMAZÔNIA, NOTÍCIA E INFORMAÇÃO. MPF/AM quer que empresa contratada pelo Governo do AM forneça transporte escolar a alunos de aldeia indígena em Tefé. Amazônia, notícia e informação, Amazonas, 12 de jun. de 2006. Disponível em: <https://amazonia.org.br/2016/05/mpfam-quer-que-empresa-contratada-pelo-governo-do-am-forneca-transporte-escolar-a-alunos-de-aldeia-indigena-em-tefe/>. Acesso em: 15 ago. 2019.

PINHEIRO, T. G. B. S. Diagnóstico do Transporte Escolar Rural Público no Município de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública). Programas de Pós-Graduação em Gestão Pública, Universidade Federal do Espírito Santos, Espírito Santo, Vitória, 2013.

VASCONCELOS, M. E. O. Educação do Campo no Amazonas: história e diálogos com as territorialidades das águas, das terras e das florestas. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

Downloads

Publicado

01-12-2020

Como Citar

FILHO, S. A.; NOGUEIRA, E. M. L.; PAULA, M. dos S. de. A trajetória da política pública de transporte escolar rural no modo aquaviário. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p. 413–426, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31i0.8335. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8335. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua