JOGO E IMPROVISAÇÃO NA PESQUISA-DOCÊNCIA: SOBRE ESTUDOS EM EXERCÍCIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6753

Palavras-chave:

Exercícios, Jogo, Improviso, Pesquisa, Docência.

Resumo

Este ensaio perspectiva a pesquisa e a docência por meio de uma noção de exercícios que tem em vista a necessidade de colocar-se em jogo enquanto pesquisador e docente, para que a pesquisa-docência — noção que então assume uma reciprocidade — seja incitada a lidar com o imprevisível e as provisoriedades de seu fazer. Tal noção de Exercícios é tratada por uma via foucaultiana, onde o sujeito pesquisador é posto à prova, pois somente assim teria acesso à verdade. Com efeito, a própria noção de verdade passa a ser perspectivada, pois, assim como nos propõe Nietzsche, tem-se como pressuposto o fundo trágico da existência, ou seja, o não-sentido sobre o qual se produz os sentidos e funções do e no pesquisar. Afirma-se, portanto, o caráter improvável deste fazer — tanto da escrita da pesquisa quanto do pesquisador-docente que escreve, ele mesmo em jogo —, e a improvisação emerge enquanto acontecimento imprevisto no qual o estudo e o próprio indivíduo, que flexiona-se sobre ele, passam por processos intermitentes de individuação. Assim posto, o próprio texto aqui apresentado se constitui em zonas incertas, põe-se em risco: compreende-se em entremeios onde se exercita tendo em vista a proposição de certa noção composta entre jogo e improviso. Propõe-se, com efeito, que certos exercícios, enquanto jogos inventados como condição para improvisações, possam ser apropriados como um modo possível, e potente, de lidar com a pesquisa e a docência.

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Biografia do Autor

Diego Winck Esteves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Faculdade de Educação.

Graduado em Educação Física, licenciatura plena, pela Universidade de Santa Cruz do Sul -UNISC; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; artista de circo, dança e performance.

Máximo Daniel Lamela Adó, Professor no Departamento de Ensino e Currículo e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Doutorado em Educação (PPGEDU/UFRGS), Mestrado em Literatura (Teoria literária) PPGL/UFSC), Graduação em Ciências Sociais (CFH/UFSC).

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

ESTEVES, D. W.; ADÓ, M. D. L. JOGO E IMPROVISAÇÃO NA PESQUISA-DOCÊNCIA: SOBRE ESTUDOS EM EXERCÍCIOS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6753. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6753. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Dissertações e Teses