O EXERCÍCIO DA AMOROSIDADE COMO ATITUDE DE MUDANÇA PARADIGMÁTICA PARA A DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5760

Palavras-chave:

Palavras-chave, Prática pedagógica. Mudanças paradigmáticas. Racionalidade. Amorosidade

Resumo

Vivemos um tempo de incertezas e insatisfações cuja força é capaz de corroer a base do conhecimento estabelecido ou, até sacudir paradigmas ocultos que governam a organização das ideias. No marco de várias contradições, a instituição de ensino é pressionada a revisar-se quanto a transmissão de conteúdos tradicionais alterando esta função a uma maior complexidade. Esse artigo teve como objetivo tecer considerações sobre práticas pedagógicas de professores que marcaram vidas de estudantes na pós-graduação. A análise textual como parte essencial da metodologia de pesquisa desenvolveu-se por meio de um processo que procurou distinguir para imediatamente articular um conjunto de materiais discursivos para a produção de novos discursos. Numa síntese provisória, pode-se afirmar que o processo da escrita possibilitou a atribuição de significados à prática pedagógica de professores que incluem racionalidade e amorosidade às suas práticas. Cabe a educação o aprofundamento de discussões sobre Educação para inteireza, teoria da complexidade, auto-organização e concepção de autopoiesis por indicarem a possibilidade de uma práxis inventiva e emancipatória. Assim, dar vistas aos sentidos que certas experiências de formação imprimem à vida de estudantes permite-nos problematizar a prática pedagógica e levar adiante o exercício da amorosidade, como  atitude de mudança essencial à docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Patrício de Arruda, Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC

Pós-doutora em Educação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2012). Graduada em ciências Sociais, mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2003). Atualmente é professora e pesquisadora nos Programas de Pos-graduação em Educação (PPGE) e em Ambiente e Saúde (PPGAS) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida - GEPESVIDA- e, editora da revista do referido grupo.

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

DE ARRUDA, M. P. O EXERCÍCIO DA AMOROSIDADE COMO ATITUDE DE MUDANÇA PARADIGMÁTICA PARA A DOCÊNCIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.5760. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5760. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO